BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Set priority
Show messages by
This Post:
00
79771.1
Date: 03/07/2009 09:43:22
Overall Posts Rated:
115115
Vamos abrir aqui um novo capítulo no acompanhamento às Selecções Portuguesas.
Semanalmente serão convidados 2 treinadores de jogadores nacionais ( um AA e um dos Sub-21) a nos relatarem a trajectória dos seus jogadores, os planos que têm para os nossos craques.
Começaremos por pedir a colaboração do Kamel para nos falar do internacional Ricardo Durão e do sergiuz para nos relatar o trajecto do Tiago Pinheiro.

Esperamos trazer-vos em breves outras novidades também.

Qualquer ideia ou sugestão podem deixar via bb-mail.

Last edited by Ziad Mbouh at 03/07/2009 09:45:24

This Post:
00
79771.2 in reply to 79771.1
Date: 03/07/2009 11:45:05
Overall Posts Rated:
5252
(1ª parte)

1. Como adquiriu o Ricardo Durão ? Golpe de génio no mercado ou uma escolha sortuda do draft?
Pura sorte, em todos os aspectos. Comecei a jogar na Temporada 4 e o Ricardo Durão já estava no meu plantel. Passado um ou dois dias após o meu registo, recebi um BB-Mail do Damena, a dizer-me que ele tinha potencial e a perguntar-me se o queria treinar, sob a alçada dele. Obviamente, respondi que seria um prazer. Na altura, o Damena não me deu garantias absolutamente nenhumas que ele chegaria à selecção e nesse aspecto, creio que foi algo que acabou por resultar pelo melhor. Mas se ele não tivesse lá chegado, não teria ficado muito chateado. O conhecimento que se adquire, é simplesmente algo a que não se pode por um preço. Principalmente, quando se gosta mesmo do jogo.

2. Qual o contributo do jogador para a tua equipa?
Bem, à duas épocas atrás subi à III divisão. Antes disso, já tinha ido a uma final. A época passada, perdi por um ponto nas meias finais dos playoffs, o que poderia ter dado acesso à II divisão. Por isso, creio que foi e continua a ser, uma peça fundamental na minha equipa.

3. Tem sido difícil gerir o elevado salário que um internacional naturalmente aufere?
A época passada foi, bastante. Antes de encontrar a forma de optimizar o lucro na III divisão, entrei um bocado em pânico. Até porque, eles tinham alterado o sistema de Staff e estava-me a parecer que era um bocado mais dispendioso que o antigo. Mas depois vi que afinal, as coisas não eram como eu pensava e que até ganhava bem com cada jogo em casa. E ai, fiquei mais descansado. Porque considero a gestão financeira essencial, quando treinamos um jogador a este nível. Como deves de imaginar, todos os treinos semanais que planeamos são exclusivamente a pensar neste jogador. Ou seja, não temos a opção de equilibrar a nossa equipa através dos treinos. O que apenas nos deixa, a opção de compensar a nossa equipa através de compras estrategicamente pensadas. E este foi, outro ponto em que o Damena me ajudou bastante.

4. Pensas vendê-lo ou é um jogador indispensável?
Já estive a pensar em vendê-lo. Mas, neste momento, é sem dúvida indispensável. Depois daquela derrota por um ponto, gostava muito que ele me pudesse levar à II divisão.

This Post:
00
79771.3 in reply to 79771.2
Date: 03/07/2009 11:53:39
Overall Posts Rated:
5252
(2ª parte)

5. Qual a tua reacção quando recebeste a notícia da primeira convocatória?
Fiquei muito contente e senti que foi o culminar de um trabalho que vinha a ser desenvolvido. Principalmente pelo Damena que, desde o inicio, teve de aturar com as minhas perguntas de novato. Mas, como é fácil de imaginar, é extremamente gratificante vermos um jogador nosso chegar à selecção.

6. Tem sido um estímulo extra e um ponto de maior motivação treinares um internacional?
Claro. É um enorme prazer poder contribuir com um jogador, para a representação da nossa comunidade além-fronteiras.

7. Estavas disposto a começar tudo de novo? Pegar num rookie promissor e levá-lo ao estrelato?
Sem dúvida. Depois de termos treinado um jogador e ele atingir tamanho sucesso, acho que é impossível não o querermos fazer outra vez. Até porque, a compreensão é outra e a experiência ajuda bastante nestas situações. E mesmo sabendo que ele pode não chegar à selecção, até porque há mais pessoas a treinar os seus jogadores, é sem dúvida algo que vale a pena tentar. Porque vai ser sempre um jogador, que vai atingir um valor bastante considerável tanto dentro, como fora do campo.

8. O teu jogador tem sido bem aproveitado pelo Seleccionador Nacional?
Bem, este é o ano de estreia dele na selecção principal. Por isso, ainda só posso falar das duas épocas que ele esteve nos U21 sob a direcção do Tiago Barradas. E acho que foi bem aproveitado. O Ricardo Durão é um jogador com bom passe e quando se joga em 'Bola para Dentro' é do melhor que há. Jogando numa táctica ofensiva exterior, estou consciente que haviam melhores lançadores na lista de convocados.

9. Queres deixar uma mensagem a quem agora começa a treinar um jovem português?
Acho que, só posso dizer que ouçam os conselhos dos respectivos Scouts e qualquer dúvida que tenham, perguntem. Como viram, o Damena ajudou-me bastante. E hoje, há ainda mais pessoas interessadas e experientes, prontas a darem os seus conselhos. Porque todos sabemos que, o aumento da competitividade nas nossas ligas vai tornar o jogo mais divertido e mais interessante. Mas também, aumentar significativamente o nível da nossa selecção e o respeito pela nossa comunidade.

This Post:
00
79771.4 in reply to 79771.3
Date: 03/07/2009 14:48:42
Overall Posts Rated:
115115
Obrigado ao Kamel por dar a bola ao ar nesta iniciativa.
Faltou dizer por minha culpa, que o Ricardo Durão é um Base, com 22 anos, que como o Kamel esclareceu, tem feito um percurso de treino e progressão nas Selecções acompanhado pelos nossos seleccionadores actuais e anteriores.

Em breve teremos aqui as palavras do Treinador sergiuz sobre o seu internacional.

O tópico está também aberto aos vossos comentários, não se esqueçam.

From: sergiuz
This Post:
00
79771.5 in reply to 79771.4
Date: 03/10/2009 18:38:49
Ermesinde HUSKIES
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
909909
1. Como adquiriu o Tiago Pinheiro e Sebastião Lopes? Golpe de génio no mercado ou uma escolha sortuda do draft?

Sorte... apenas sorte, aliás, nessa época foi em triplicado. Começei a jogar em meados da época 4 e fiquei imediatamente “apanhado”. Li, reli e voltei a ler diversos tópicos, regras e tudo o que me pudesse ajudar a compreender o jogo. Decidi apostar o máximo no draft e acabou por me sair a sorte grande. Para além do Tiago Pinheiro e do Sebastião Lopes, veio também o Francisco Reis que acabei por colocar nas transferências, vindo a ser adquirido só pelo Campeão Nacional, Abrantes Basket.
Foi nesse momento que começou a saga do treino do Pinheiro e do Lopes.
Recebi, e segui, os conselhos de quem se propôs ajudar e então entrei num programa de treino que, para além destes dois jogadores, envolvia um senhor chamado Miguel Medeiros, que fazia parte do plantel inicial.



2. Qual o contributo dos jogadores para a tua equipa?

É fundamental. Em conjunto formam uma dupla de interiores muito forte e muito fiável. Na época 5 sagramos-nos Campeões da IVª divisão e na época passada da IIIª, sempre com o nosso jogo assente na capacidade destes jogadores e, não o posso deixar de referir, do Miguel Medeiros.



3. Tem sido difícil gerir o elevado salário que um internacional naturalmente aufere?

Não, por muito estranho que esta resposta possa parecer. Assustou-me um pouco o aumento verificado na época transacta mas acabou por ser fácil controlar as ‘contas’ com as receitas provenientes das bilheteiras e de vendas de activos. Aliás, é necessário não esquecer que, com o treino do Pinheiro o do Lopes, está subjacente o treino, e claro, a evolução de outros jogadores que partilham as posições. A prova está na transferência do jogador Miguel Medeiros, que deixou a equipa no último defeso a troco de uma soma, digamos, considerável. Mas pelo caminho outras houveram que foram permitindo o fortalecimento da equipa nos sectores não treinados.



4. Pensas vende-lo ou é um jogador indispensável?

Vende-lo? Para quê? Pinheiro e Lopes compõem uma excelente dupla e dificilmente os poderia substituir. Não seria muito fácil arranjar melhor. Aposto mais na continuidade do seu treino e no treino de outros jovens valores, esses sim, com o objectivo de permitir o saneamento financeiro da equipa.



5. Qual a tua reacção quando recebeste a notícia da primeira convocatória?

O Pinheiro ingressou na Selecção no início da época 7 e foi uma enorme satisfação, obviamente. Senti que o trabalho, até então realizado, tinha sido reconhecido.
Agora posso dizer que, com a recente chamada do Lopes, finalmente chegou a “cereja” para colocar em cima do bolo.




From: sergiuz
This Post:
00
79771.6 in reply to 79771.5
Date: 03/10/2009 18:39:50
Ermesinde HUSKIES
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
909909
6. Tem sido um estímulo extra e um ponto de maior motivação treinares, agora, dois internacionais?

Sim, claro! Se é gratificante ter um jogador nosso a defender as cores da nossa nação, ter dois é qualquer coisa de extraordinário.



7. Estavas disposto a começar tudo de novo? Pegar num 'Rookie' promissor e levá-lo ao estrelato?

Claro que sim. Treinar jogadores com o objectivo de os tornar hipotéticos internacionais só trás vantagens a qualquer equipa. Aliás, é algo que está nos meus planos futuros. Quando? Não sei, a oportunidade assim o determinará.



8. O teus jogadores têm sido bem aproveitado pelo Seleccionador Nacional?

No que diz respeito ao Pinheiro, penso que sim. A sua integração tem sido gradual conforme o aumento da sua qualidade e, actualmente, julgo ser um jogador indispensável.
Quanto ao Lopes, é uma incógnita mas estou deveras confiante nas suas capacidades e na capacidade do seleccionador para dele extrair o melhor para a equipa nacional.
É bom não esquecer que há grandes jogadores seleccionáveis, pelo que, a concorrência é feroz, mas extremamente saudável. E ainda bem, Portugal só tem a lucrar com essa situação.



9. Queres deixar uma mensagem a quem agora começa a treinar um jovem português?

Que o façam como eu fiz. Tornando-o o principal objectivo da equipa mesmo que, para isso, tenha de abdicar dos resultados imediatos. Estes não tardarão a aparecer e com eles virão também os financeiros. Que sigam as instruções dos seleccionadores nacionais e dos seus staffs. Acreditem que só pretendem ajudar.


This Post:
00
79771.7 in reply to 79771.6
Date: 03/10/2009 21:37:14
Overall Posts Rated:
115115
A mais recente convocatória da Selecção de Sub-21 veio contemplar o treinador sergiuz com mais um internacional. Pois é, são 2! Conhecidos pelos "2 monstrinhos" têm vindo a arrasar os adversários nas divisões nacionais e tiveram um belo desempenho nesta parceria internacional também.
Ao Tiago Pinheiro, juntou-se agora o Sebastião Lopes.
São os dois jogadores interiores, com 21 anos.
Obrigado ao sergiuz por nos deixar o seu testemunho.

A quem começa agora esse processo de treino, com jovens de 18 anos, valendo de ordenado 3/4/5mil ... não se esqueçam que estes jogadores que são hoje internacionais, também começaram assim!

Um "TUGA" de qualidade fica bem em qualquer equipa ;)

Quem tiver perguntas, quem quiser ver satisfeita alguma curiosidade sobre os nossos internacionais e os seus treinadores, podem deixar as suas perguntas, que serão endereçadas em futuras "entrevistas".

This Post:
00
79771.8 in reply to 79771.7
Date: 03/12/2009 07:46:26
Overall Posts Rated:
115115
O próximo convidado para este espaço, será o Treinador Jhonny Moreira, da União Desportiva Moreirense, que nos virá falar do seu jovem internacional Tiago de Deus.

Para surpresa de muitos, este jovem base, estreou-se no escalão U-21 com apenas 19 anos!




Last edited by Ziad Mbouh at 03/12/2009 07:47:14

This Post:
00
79771.9 in reply to 79771.8
Date: 03/13/2009 13:42:21
Overall Posts Rated:
115115
Entrevista com Jhonny Moreira, Treinador do jovem base internacional português Tiago de Deus e da União Desportiva Moreirense da liga III.3.


1. O Tiago de Deus é um jogador escolhido por ti no Draft da temporada 5. Percebeste logo que tinhas nas mãos um diamante por lapidar?

Jhonny Morreira: Quando o recebi tinha as habilidades principais em respeitável, penso que qualquer treinador de bases notava que este jogador era um diamante por lapidar.


2. O Tiago de Deus estreou-se na Selecção Sub-21 Portuguesa aos 19 anos! Foi uma surpresa conseguir coloca-lo a um nível elevado tão cedo na sua carreira?

Jhonny Morreira: Foi uma surpresa pelo facto de o treinador da selecção nacional (Damena) dizer que ainda não estava pronto para fazer parte do plantel da selecção de sub-21, mas quando vi a lista dos jogador e vi lá Tiago de Deus fiquei contente.


3. Tem sido fácil treiná-lo até ao nível que exibe hoje em dia?

Jhonny Morreira: Para treiná-lo até este nível tive que fazer uns sacrifícios na equipa mas logo compensaram, com 20 anos é o base lançador titular da sub-21.


4. Quanto ao futuro, pensas continuar a treinar o Tiago de Deus? Se sim, até quando pensas que podes treiná-lo?

Jhonny Morreira: Sim, penso treiná-lo mais uma época, até aos 21 anos. Pois já está a alcançar o máximo do seu potencial.


5. A União Desportiva Moreirense compete na 3ª divisão. Qual a importância em termos de resultados que um jogador deste nível tem na tua liga?

Jhonny Morreira: Um jogador deste nível na 3ª divisão consegue ser muito decisivo, já que aumenta razoavelmente o valor da defesa e do ataque.


6. Com o foco do treino direccionado no Tiago, qual tem sido a tua estratégia para melhorar os outros sectores da equipa?

Jhonny Morreira: A minha estratégia foi treinar a defesa e o ataque exterior. É uma táctica pouco utilizada no BB mas por experiência própria dou como conselho a quem está a começar a jogar que treine esta zona.


7. Imagina que te vem parar às mãos num dos próximos drafts um jovem de grande potencial. Existe motivação para começares outra vez todo o processo de treinamento?

Jhonny Morreira: Sem dúvida, se tivesse outro jogador como o Tiago de Deus na equipa, ela estaria muito mais forte.


8. Na tua opinião qual a melhor estratégia para quem começa agora e quer treinar jogadores portugueses?

Jhonny Morreira: Treinar o menor número de posições para maximizar o treino, porque os jogadores portugueses não só fortalecem a equipa como a
Selecção Nacional.



Agradeço ao Jhonny Moreira a sua disponibilidade para nos deixar aqui o seu testemunho.

Na próxima semana, voltaremos para falar sobre o poste internacional português Eduardo Pessa e com isso aproveitaremos para abordar outros temas respeitantes às Selecções Nacionais, já que o seu Treinador Damena, é o Seleccionador AA.


Last edited by Ziad Mbouh at 03/13/2009 13:42:51

This Post:
00
79771.11 in reply to 79771.10
Date: 03/25/2009 10:05:31
Overall Posts Rated:
115115
Voltaremos em breve a este nosso espaço, com as palavras de Tiago Reis, Treinador da equipa Parte Tabelas, da Liga Nacional.
Tiago Reis tem nas suas fileiras os bases José Chumbo e João Noronha, dois dos mais antigos internacionais portugueses.