BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Set priority
Show messages by
From: sergiuz
This Post:
00
79771.6 in reply to 79771.5
Date: 03/10/2009 18:39:50
Ermesinde HUSKIES
Liga Nacional
Overall Posts Rated:
909909
6. Tem sido um estímulo extra e um ponto de maior motivação treinares, agora, dois internacionais?

Sim, claro! Se é gratificante ter um jogador nosso a defender as cores da nossa nação, ter dois é qualquer coisa de extraordinário.



7. Estavas disposto a começar tudo de novo? Pegar num 'Rookie' promissor e levá-lo ao estrelato?

Claro que sim. Treinar jogadores com o objectivo de os tornar hipotéticos internacionais só trás vantagens a qualquer equipa. Aliás, é algo que está nos meus planos futuros. Quando? Não sei, a oportunidade assim o determinará.



8. O teus jogadores têm sido bem aproveitado pelo Seleccionador Nacional?

No que diz respeito ao Pinheiro, penso que sim. A sua integração tem sido gradual conforme o aumento da sua qualidade e, actualmente, julgo ser um jogador indispensável.
Quanto ao Lopes, é uma incógnita mas estou deveras confiante nas suas capacidades e na capacidade do seleccionador para dele extrair o melhor para a equipa nacional.
É bom não esquecer que há grandes jogadores seleccionáveis, pelo que, a concorrência é feroz, mas extremamente saudável. E ainda bem, Portugal só tem a lucrar com essa situação.



9. Queres deixar uma mensagem a quem agora começa a treinar um jovem português?

Que o façam como eu fiz. Tornando-o o principal objectivo da equipa mesmo que, para isso, tenha de abdicar dos resultados imediatos. Estes não tardarão a aparecer e com eles virão também os financeiros. Que sigam as instruções dos seleccionadores nacionais e dos seus staffs. Acreditem que só pretendem ajudar.


This Post:
00
79771.7 in reply to 79771.6
Date: 03/10/2009 21:37:14
Overall Posts Rated:
115115
A mais recente convocatória da Selecção de Sub-21 veio contemplar o treinador sergiuz com mais um internacional. Pois é, são 2! Conhecidos pelos "2 monstrinhos" têm vindo a arrasar os adversários nas divisões nacionais e tiveram um belo desempenho nesta parceria internacional também.
Ao Tiago Pinheiro, juntou-se agora o Sebastião Lopes.
São os dois jogadores interiores, com 21 anos.
Obrigado ao sergiuz por nos deixar o seu testemunho.

A quem começa agora esse processo de treino, com jovens de 18 anos, valendo de ordenado 3/4/5mil ... não se esqueçam que estes jogadores que são hoje internacionais, também começaram assim!

Um "TUGA" de qualidade fica bem em qualquer equipa ;)

Quem tiver perguntas, quem quiser ver satisfeita alguma curiosidade sobre os nossos internacionais e os seus treinadores, podem deixar as suas perguntas, que serão endereçadas em futuras "entrevistas".

This Post:
00
79771.8 in reply to 79771.7
Date: 03/12/2009 07:46:26
Overall Posts Rated:
115115
O próximo convidado para este espaço, será o Treinador Jhonny Moreira, da União Desportiva Moreirense, que nos virá falar do seu jovem internacional Tiago de Deus.

Para surpresa de muitos, este jovem base, estreou-se no escalão U-21 com apenas 19 anos!




Last edited by Ziad Mbouh at 03/12/2009 07:47:14

This Post:
00
79771.9 in reply to 79771.8
Date: 03/13/2009 13:42:21
Overall Posts Rated:
115115
Entrevista com Jhonny Moreira, Treinador do jovem base internacional português Tiago de Deus e da União Desportiva Moreirense da liga III.3.


1. O Tiago de Deus é um jogador escolhido por ti no Draft da temporada 5. Percebeste logo que tinhas nas mãos um diamante por lapidar?

Jhonny Morreira: Quando o recebi tinha as habilidades principais em respeitável, penso que qualquer treinador de bases notava que este jogador era um diamante por lapidar.


2. O Tiago de Deus estreou-se na Selecção Sub-21 Portuguesa aos 19 anos! Foi uma surpresa conseguir coloca-lo a um nível elevado tão cedo na sua carreira?

Jhonny Morreira: Foi uma surpresa pelo facto de o treinador da selecção nacional (Damena) dizer que ainda não estava pronto para fazer parte do plantel da selecção de sub-21, mas quando vi a lista dos jogador e vi lá Tiago de Deus fiquei contente.


3. Tem sido fácil treiná-lo até ao nível que exibe hoje em dia?

Jhonny Morreira: Para treiná-lo até este nível tive que fazer uns sacrifícios na equipa mas logo compensaram, com 20 anos é o base lançador titular da sub-21.


4. Quanto ao futuro, pensas continuar a treinar o Tiago de Deus? Se sim, até quando pensas que podes treiná-lo?

Jhonny Morreira: Sim, penso treiná-lo mais uma época, até aos 21 anos. Pois já está a alcançar o máximo do seu potencial.


5. A União Desportiva Moreirense compete na 3ª divisão. Qual a importância em termos de resultados que um jogador deste nível tem na tua liga?

Jhonny Morreira: Um jogador deste nível na 3ª divisão consegue ser muito decisivo, já que aumenta razoavelmente o valor da defesa e do ataque.


6. Com o foco do treino direccionado no Tiago, qual tem sido a tua estratégia para melhorar os outros sectores da equipa?

Jhonny Morreira: A minha estratégia foi treinar a defesa e o ataque exterior. É uma táctica pouco utilizada no BB mas por experiência própria dou como conselho a quem está a começar a jogar que treine esta zona.


7. Imagina que te vem parar às mãos num dos próximos drafts um jovem de grande potencial. Existe motivação para começares outra vez todo o processo de treinamento?

Jhonny Morreira: Sem dúvida, se tivesse outro jogador como o Tiago de Deus na equipa, ela estaria muito mais forte.


8. Na tua opinião qual a melhor estratégia para quem começa agora e quer treinar jogadores portugueses?

Jhonny Morreira: Treinar o menor número de posições para maximizar o treino, porque os jogadores portugueses não só fortalecem a equipa como a
Selecção Nacional.



Agradeço ao Jhonny Moreira a sua disponibilidade para nos deixar aqui o seu testemunho.

Na próxima semana, voltaremos para falar sobre o poste internacional português Eduardo Pessa e com isso aproveitaremos para abordar outros temas respeitantes às Selecções Nacionais, já que o seu Treinador Damena, é o Seleccionador AA.


Last edited by Ziad Mbouh at 03/13/2009 13:42:51

This Post:
00
79771.11 in reply to 79771.10
Date: 03/25/2009 10:05:31
Overall Posts Rated:
115115
Voltaremos em breve a este nosso espaço, com as palavras de Tiago Reis, Treinador da equipa Parte Tabelas, da Liga Nacional.
Tiago Reis tem nas suas fileiras os bases José Chumbo e João Noronha, dois dos mais antigos internacionais portugueses.

This Post:
00
79771.12 in reply to 79771.11
Date: 03/25/2009 10:53:17
Overall Posts Rated:
00
1. Na época 3 a Selecção Nacional dava os primeiros passos e no seu jogo de estreia José Chumbo foi um dos jogadores utilizados. Na altura foi uma surpresa?

Foi uma grande surpresa…Se não estou em erro o seleccionador na altura era o Tugas, e eu tinha acabado de chegar ao BB, n conhecia os jogadores nem o jogo em si. Uma das primeiras coisas que fiz para conseguir dinheiro foi por o Chumbo a venda…3 dias depois um amigo meu reparou q ele estava convocado para a selecção e depois tive q tar online no momento da saída dele e cada vez q alguém oferecia eu oferecia por cima. Como ainda n havia comissões para os empresários n foi difícil segura-lo.


2. Tens dois dos mais antigos internacionais portugueses, José Chumbo e João Noronha. Esperavas que tantas épocas depois os dois continuassem na Selecção?

Sinceramente e não me querendo gabar por eles até pq foi uma sorte saírem me os 2 logo na equipa inicial, são dos jogadores mais completos q já vi. Sabia que enquanto os evoluísse eles provavelmente teriam um lugar la guardado.


3. João Noronha, que se estreou no terceiro jogo da Selecção AA, foi considerado na recente entrevista dada pelo nosso Seleccionador (GM-damena), um dos jogadores mais importantes em todo este trajecto da Selecção. Que comentário te merece a afirmação do nosso Seleccionador?


Tanto o Noronha como o Chumbo pode-se dizer q têm um “ Dedinho do Damena”, nem sempre os tenho evoluído, mas qdo evoluo normalmente aconselho me com ele. O Noronha é um grande jogador, mto importante em qualquer equipa…mas no caso da seleccao n é o único .Tem lá grandes companheiros de longa data e todos eles deram igualmente o seu contributo.



This Post:
00
79771.13 in reply to 79771.11
Date: 03/25/2009 10:55:35
Overall Posts Rated:
00
4. Pensas que será possível manter ambos na Selecção muito mais tempo, ou a nova vaga de jogadores nacionais os ultrapassarão em breve nas escolhas dos seleccionadores?

Sinceramente axo que mante-los as próximas épocas depende também da forma como eu os evoluir. Ambos são mto completos e isso traz lhes grande vantagem mas não são insubstituíveis. Há já grandes substitutos para o lugar deles e neste momento já nem são considerados titularissimos. É algo q depende de varias coisas e sinceramente so o tempo o dirá.


5. Ao longo de todo este trajecto de treino, em algum momento tiveste de sacrificar o aumento de qualidade do resto da equipa, para privilegiar o desenvolvimento da tua dupla de bases?


Ao longo deste trajecto todo de treino já aconteceu de tudo. Já sacrifiquei a equipa por eles e já os sacrifiquei a eles pela equipa. No inicio e com a motivacao inicial da seleccao sacrificava mais a equipa e privilegiava-os a eles. Hoje em dia por vários motivos se calhar acontece mais o contrario. Erro ou não é o q está mais a acontecer.

6. Ao longo destas épocas como qualificas o contributo de ambos para o sucesso da tua equipa?


Lendário:D


This Post:
00
79771.14 in reply to 79771.11
Date: 03/25/2009 11:00:34
Overall Posts Rated:
00
7. Tem sido um estímulo extra para jogares BB contribuíres com dois jogadores para os sucessos da Selecção Portuguesa?

Mais no inicio do que agora, mas óbvio que sim. É um grande orgulho te los lá, e clicar “ao vivo” nos jogos da selecção e ver a prestação deles.


8. Chumbo e Noronha pertencem ao Quadro de Honra da tua equipa, juntamente com outro teu ex-jogador e também
ex-internacional português António Chaves. Ao contrário deste último, Chumbo e Noronha serão para manter, ou também poderão sair no futuro?


A estratégia q eu tenho tomado tem sido para os manter. Nas ultimas 2 epocas e com medo de não conseguir aguentar os ordenados deles tenho os treinado talvez 30% do treino real q eles poderiam ter. As vezes tenho pena, mas a minha situação económica de momento não me permite treina los sempre, e os ordenados sobem mto mais rápido anualmente do que as receitas. Para não os vender tenho q treinar outros jogadores que possa vender para reforçar as outras posições, e o mercado não anda nada saudável como todos sabemos.


9. Há algum segredo para teres tido tantos jogadores na Selecção Nacional?


Sinceramente o segredo foi clicar em registar no BB no momento em que o fiz :D. Não tenho nenhum mérito no facto de tê- los aos 2 na equipa, foi mmo sorte.


10. Queres deixar uma mensagem a quem agora começa a treinar um jovem português com vista a chegar às Selecções Nacionais?


Apostem fortemente neles. O Damena está a fazer um excelente trabalho tanto na parte táctica como na parte da motivação dos novos treinadores que futuramente irão ter os seus jogadores na selecção. Hoje a concorrência é mais forte e por isso o treino tem que ser mto intenso. Tem que haver persistência pq sinceramente considero a seleccao portuguesa uma excelente selecção com mto potencial e gostaria de a ver ocupar um lugar no pódio (1º de preferência) ainda no decorrer do mandato deste nosso seleccionador.





This Post:
00
79771.15 in reply to 79771.14
Date: 03/25/2009 11:22:54
Overall Posts Rated:
115115
Obrigado ao Tiago pela sua colaboração.
De referir ainda, que esta entevista tal como as outras, estará em breve disponível no site das Selecções.

This Post:
00
79771.16 in reply to 79771.15
Date: 03/29/2009 11:23:24
Overall Posts Rated:
115115
Desta feita trazemos até à comunidade portuguesa de BB o líder dos Sub-21, Martinêz.
Depois de 3 jogos vitoriosos é hora do primeiro balanço e de perspectivar os próximos tempos.
Aqui fica o aperitivo:

1. Três jogos, três vitórias! Qual o balanço destas primeiras semanas no cargo?

Martinêz - Penso que o balanço é positivo. No que aos resultados diz respeito fizemos o que se esperava de nós, pelo que não embandeiramos em arco. Modéstia à parte, penso que a parte mais positiva do nosso ainda curto mandato tem sido o trabalho de bastidores. Toda a equipa técnica tem feito um trabalho fantástico no que diz respeito à organização das nossas selecções, principalmente na área do recrutamento. Uma coisa podemos já garantir, quem vier a seguir terá acesso a uma base de dados de jogadores completíssima e muitos deles com treino garantido desde os seus tenros 18 anos.

...

6. Satisfeito com a matéria-prima ao teu dispor neste momento?

Martinêz - Em termos relativos sim, porque eu sabia que a média geral nos outros países não andava distante da nossa. Em termos absolutos, confesso que esperava pior. Temos uma geração de miúdos que estão prestes a tornar-se homens. Estamos a viver a fase “Transformers”.
No início todos sabíamos qual o nosso ponto fraco e qual o ponto forte, mesmo sem o Silves. Temo-nos deparado com uma imensidão de putos de 20 anos que nos garantem que o nosso problema estará resolvido muito em breve. Os treinadores perceberam que era preciso formar jogadores com mais defesa e mais passe. Os monstrinhos também estão muito bons e todas as semanas aparece mais um jogador caído do céu via TL ou por BB Mail.
Como já tive oportunidade de mencionar nas conferências, o maior problema da próxima geração será a escassez de extremos de 20 anos com qualidade para jogar ao nível que queremos. A próxima época será dura nesse aspecto, estamos a tentar minorizar a situação com os jovens de 18 e 19 anos mas para o ano teremos um problema.

...

10. As primeiras escolhas levaram a que algumas vozes se levantassem pelo facto de alguns jogadores de qualidade elevada não terem sido logo convocados. Queres deixar uma mensagem a esses treinadores e também aos outros que desejam ver o seu jogador entre os convocados?

Martinêz - Por acaso até estava à espera de que se elevassem mais, sinceramente. Pessoalmente só me questionaram uma vez, não tenho conhecimento de mais. Estamos aqui para falar com as pessoas por isso, não é problema, até é bom que falemos.
A mensagem é simples, se o teu jogador não está em forma, então um jogador com 2 ou 3 sub-níveis inferiores ao teu mas que esteja em forma, vai jogar melhor do que o teu. Mais, o teu jogador não joga na selecção mas também só vai jogar metade daquilo que poderia jogar na tua equipa. O mesmo é válido para o treino. Se não o vais treinar, então daqui a umas semanas vais ser ultrapassado.
Repara, a Espanha ao fim de 3 jogos só tem 9 convocados e um deles está lá porque houve 1 lesionado. A forma e o DMI têm um papel neste jogo que vai muito para além daquilo que todos pensam. Nós ainda não percebemos tudo, mas estamos no bom caminho. Não podemos convocar gajos pelas skills sem saber que tipo de utilização iriam ter nas suas equipas.
Finalmente, temos de pesar o facto de não podermos desconvocar jogadores, pelo que tivemos de rentabilizar a convocatória em face das tácticas que iríamos usar nas primeiras semanas. Ou seja, um dia destes mudamos de tácticas e vamos precisar de gente nova. Essa é a vantagem de termos uma shortlist com acompanhamento semanal e jogadores a ser bem treinados.
Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo teu trabalho e tempo dispensado à CAUSA.


O resto da entrevista podem ler no site das Selecções, aqui:
http://bbportugal.comuf.com/1_20_Martin-z.html

Obrigado ao Martinêz pela disponibilidade.

Last edited by Ziad Mbouh at 03/29/2009 11:25:42

Advertisement