BuzzerBeater Forums

BB Portugal > [U21] Temporadas 52-53

[U21] Temporadas 52-53

Set priority
Show messages by
From: vid17
This Post:
11
307977.1
Date: 01/26/2021 08:10:10
Ovar 76ers
II.2
Overall Posts Rated:
3434
Portugal U21 87 - 92 França U21
(58365)

Depois de 4 jogos fáceis que nos deixavam no topo do grupo devido à maior diferença pontual, chegamos ao primeiro confronto de 3 que decidem a passagem à fase seguinte do campeonato europeu. Esta foi também a minha primeira prova de fogo enquanto selecionador.

As formas não colaboraram. O nosso base titularíssimo trocou de clube antes do jogo, o que o deixou com forma 6. Para piorar a situação, os nossos EPs apresentaram-se em baixo de forma. Perante este cenário e com ambos os nossos postes em pico de forma, apresentamos uma lineup com duas torres lá dentro e arriscamos uma previsão. França optou por ignorar o facto de irmos a jogo com 2 postes e jogou interior, fugindo à nossa previsão a custo de jogar diretamente para os nossos rim protectors.
Estas opções táticas, juntamente com a previsão falhada de França, levaram a um jogo renhido que só nos escapou porque, surpreendentemente, o nosso adversário foi a jogo com maior esforço e, também, devido à sequência de lances livres marcados pelos franceses nos instantes finais do jogo (convido-vos a assistir...).

Individualmente, destaques para o Daniel Cunha (33pts, 7res, 3ass, 1rb, 0TO, 14/24FG) e para o "em baixo de forma" Rogério Nunes (16p, 2res, 5ass, 1rb, 1des, 4/8 3pts)

Estamos agora obrigados a ganhar os próximos 2 jogos.

From: vid17
This Post:
22
307977.2 in reply to 307977.1
Date: 02/10/2021 16:37:53
Ovar 76ers
II.2
Overall Posts Rated:
3434
Finlância U21 79 - 66 Portugal U21 (58370)
Portugal U21 86-56 Inglaterra U21 (58374)

Com estes 2 resultados e a vitória da Finlândia por 2 pontos frente à França, falhamos o objetivo de qualificação para a fase seguinte do europeu. Tínhamos seleção para mais. O jogo contra França foi prova disso mesmo. Falhei principalmente nesse jogo.

Resumindo estas 3 semanas, a transferência do Rogério Nunes revelou-se um game changer. Não só o timing prejudicou a seleção contra a França, como o seu novo manager não fez boa gestão dos minutos nas semanas posteriores. Nenhuma das nossas alternativas para a sua posição nos ofereciam a mesma versatilidade ofensiva, limitando-nos a um jogo interior, que não era o forte deste grupo.
Baixos ratings no ataque exterior sentenciaram, nomeadamente, o nosso jogo contra a Finlândia. Melhores ratings no geral mas um 5 em ataque exterior fez a diferença.
O jogo contra Inglaterra não teve história. A melhor seleção esforçou-se mais, na esperança de se apurar por diferença de pontos.

Foi uma época em que ganhei experiência como selecionador mas na qual não deixei de desiludir, por isso peço desculpa. Esperemos que na próxima temporada corra melhor. Numa nota mais positiva, esta geração tem um conjunto de jogadores que apresentam todas as condições para vir um dia a representar os AA, um bom futuro se avizinha.

From: vid17
This Post:
33
307977.3 in reply to 307977.2
Date: 07/11/2021 14:15:28
Ovar 76ers
II.2
Overall Posts Rated:
3434
Inicia-se agora o meu segundo mandato. Obrigado a quem renovou a confiança em mim e também aos que não o fizeram mas participaram nas eleições, o vosso envolvimento é importante e o número de eleitores desta época atingiu valores há muito não vistos!

Na página da seleção já podem consultar os primeiros 12 convocados para esta campanha. O grupo apresenta interiores muito bons, como aliás já se tem tornado hábito, exteriores competentes e um base que faz a diferença no Eduardo Pessa (48605128) que já conta com experiência dos sub21 na época passada.

No anúncio da minha candidatura assumi a vontade de ultrapassar a fase de grupos deste europeu, ciente da árdua tarefa que representa. Contudo, esta geração tem capacidade para lá chegar. Quanto aos nossos adversários, temos um grupo equilibrado, com exceção de 2 seleções que se encontram num patamar inferior, pelo que pode haver surpresas. Com vista a ficar no top2, temos que vencer todos os jogos exceto 1 se queremos passar. Eslovénia (1066) e França (1011) são os adversários mais competentes no papel. Esta é a nossa oportunidade de nos vingarmos do europeu passado em que a derrota com França é em grande parte responsável pela nossa eliminação.

Eu tenho confiança que será possível surpreender este ano (pela positiva, óbvio). Como dizia o engenheiro, já fiz a mala e avisei a famíla que só volto depois da final. Vamos com tudo!

From: vid17

This Post:
00
307977.4 in reply to 307977.3
Date: 07/19/2021 16:28:20
Ovar 76ers
II.2
Overall Posts Rated:
3434
Bulgária 84 - 82 Portugal (60737)

A primeira derrota chega no segundo jogo. Antes do início do europeu esperava-se um grupo imprevisível, pois qualquer uma das 5 melhores seleções tem talento para vencer qualquer uma das outras 5. Apesar de ser inferior a nível de talento, com alguns dos nossos melhores jogadores ainda fora de forma (algo que tenho tentado combater com mails) e, consequentemente, ainda nem convocados, com uma previsão acertada e com maior esforço, a Bulgária conseguiu arrancar-nos este jogo a ferros. Os ratings sugerem um bocado de sorte à mistura mas não adianta chorar pelo leite derramado.

O próximo jogo apenas serve para ganhar diferença pontual mas a partir daí todos os jogos são decisivos. Vai ser difícil fazer 4/4 mas, devido ao equilíbrio do grupo, talvez seja possível apurar com 2 derrotas.

Seguimos juntos

From: vid17

This Post:
00
307977.5 in reply to 307977.4
Date: 08/05/2021 14:06:55
Ovar 76ers
II.2
Overall Posts Rated:
3434
Eslovénia 95 - 82 Portugal (60742)

A Eslovénia optou por ir em maior esforço e, juntamente com o facto do nosso EP titular estar em forma 6, conseguiu a vitória.

Olhando em frente, a missão está complicada. Os 4 primeiros vão se defrontar nas próximas e últimas 3 jornadas, pelo que tudo pode acontecer. Por outro lado, a Eslovénia (que está em quinto) é provável que consiga 3 vitórias nos últimos 3 jogos. Dito isto, à partida, parece que com 2 derrotas é provável que passemos, por isso estamos praticamente obrigados a vencer os 3 jogos contra os 3 primeiros.

Seguimos

From: vid17

This Post:
00
307977.6 in reply to 307977.5
Date: 08/29/2021 07:03:37
Ovar 76ers
II.2
Overall Posts Rated:
3434
França 110 - 100 Portugal (60748)
Portugal 54 - 69 Macedónia (60752)
Letónia 89 - 110 Portugal (60756)

Primeiro e segundo jogo tivemos jogadores fora de forma, tornando a nossa missão mais difícil do que já estava. Ainda assim, com algum jogo tático e uns heróis a nível individual, conseguimos aproximar os jogos, nomeadamente contra França. No último jogo, contra a Letónia, com a equipa em forma, conseguimos uma vitória por 21 pontos contra um adversário que acabou com melhor registo que nós.

Penso que isto demonstra a qualidade que esta geração tinha e o quão desapontado estou com o nosso desempenho. Eu podia ter feito melhor, a sorte podia ter estado do nosso lado contra a Bulgária, e muitas outras coisas podiam ter sido diferentes. Mas o que ditou a nossa saída prematura foi, sem sombra de dúvidas, a incapacidade dos managers dos nossos jogadores em gerir formas. Temos o exemplo extremo do João Andrade (48604953) que apenas jogou o último jogo pois esteve a época toda em forma 7 ou 6, quando ele poderia ser uma das nossas principais armas. A ele se juntam muitos outros que não vou enumerar.

Assim como sou crítico dos managers que fazem um mau trabalho também dou crédito quando fazem um bom trabalho e acho que o manager dos Cascais Crows (103267) merece o nosso aplauso pelo trabalho que fez com o Eduardo Pessa (48605128). Depois de 2 épocas a ser o nosso base titular, acaba top6 de todos os tempos em pontos e em assistências dos nossos U21, assim como faz o terceiro melhor registo de todos os tempos da nossa seleção em pontos num jogo com 56. Obrigado!

Seguimos agora para a preparação da próxima época, darei mais atualizações sobre isso nos próximos tempos.

From: Pmfg10

This Post:
11
307977.7 in reply to 307977.6
Date: 08/30/2021 12:38:44
Overall Posts Rated:
1010
Até que ponto as más formas dos jogadores são responsabilidade do seleccionador?

Porque o jogador referido João Andrade na temporada anterior (53) tinha várias semanas onde fazia 48+48 minutos, porque seria diferente esta temporada? Houve acompanhamento ao jogador? BB-mails enviados ao treinador? Tive um jogador que foi titular em vários jogos da selecção u21 este ano e não recebi um único mail em relação a ele, será que fui o único? Conheço outra equipa que teve um jogador na selecção e também não recebeu nenhum mail relativo ao jogador.


Já fui seleccionador sub21 numa altura onde existiam mais equipas sempre enviei BB-mail a todos os treinadores com jogadores na base de dados, alguns deles não faziam ideia de como treinar os jogadores, formas, minutos, plano de treino, etc, etc.

Parece-me de mau gosto andar a culpar os treinadores pelos maus resultados quando parece não existir acompanhamento aos jogadores.

Será que estamos a perder jogadores para a selecção sub-21 e possivelmente selecção A devido à aparente falta de acompanhamento aos jogadores em relação ao treino mais adequado? Existe alguma base de dados com jogadores? Ficam as questões

Last edited by Pmfg10 at 08/30/2021 12:47:45

From: vid17

This Post:
00
307977.8 in reply to 307977.7
Date: 08/30/2021 19:21:29
Ovar 76ers
II.2
Overall Posts Rated:
3434
As formas também são responsabilidade do selecionador, sim. Principalmente em casos que os managers não têm conhecimento dos minutos semanais, como enumeraste. No entanto, quando lhes é passado tal conhecimento, a bola está nas mãos dos managers. No caso específico do João Andrade, no fim da época passada o manager teve uma boa gestão de minutos, tendo ele inclusive disputado os amigáveis de fim de época. Tive esta troca de bb-mails com o manager, ao fim das primeiras semanas de má gestão:

> Hello! I am the U21 coach for Portugal. Can you please hold the minutes of João to 60-80 minutes per week? This way he will be in better game shape and will give you better production while also will make him a player for the U21 squad.
>
>
Yes sorry, Ill do It.

Regards.


A tomada de ação, no entanto, demorou mais (deixou-o para a última semana). A ele se juntam outros que tinham skills para representar a seleção, dada a forma 8/9 - Hugo Carvalho (um caso de sucesso, o manager alterou a gestão) e João Braga (sem sucesso, este nem sequer chegou a ser convocado...), por exemplo.

Quanto à questão do teu jogador, trata-se de um potencial AA, logo eu não tenho muita palavra sobre o treino dele, já que a prioridade deve ser o seu desenvolvimento no longo prazo. No entanto, mesmo com potencial inferior não sentiria necessidade de enviar bb-mail já que está bem treinado e em forma (além de que és um treinador de LN). O meu tempo não é ilimitado, acho que já o deixei claro no passado. Envio BB-mails aos casos que são necessários - seja por mau treino ou por má gestão de formas - por isso não, não envio BB-mail a todos os treinadores com jogadores na BD.

Finalmente, sim, existe BD e fazem-se propostas de planos de treino para os jogadores mais novos com managers inexperientes.

Agradeço o teu comentário e quaisquer críticas são bem-vindas. Nas minhas primeiras 2 épocas não apanhei managers verdadeiramente desinteressados e/ou desleixados com as formas como na presente temporada. Podia ter enviado os mails preventivamente antes do início da época? Sim, e de agora em diante assim o farei. Teria feito a diferença? Talvez o Hugo Carvalho jogasse mais 1 semana, mas nos outros casos, infelizmente, creio que não houvesse muito mais a fazer...

Message deleted