Boas,
Ferramenta para calcular o número de lugares a aumentar acho que não há, mas tenho utilizado uma forma muito simples de cálculo para fazer aumentos, e até agora tenho-me dado muito bem.
Tenho vindo a aumentar os preços dos bilhetes de forma consistente, e sempre que se justifica aumento os lugares do pavilhão que vão ficando com lotação esgotada.
1.º - Só deveríamos aumentar o número de lugares quando os valores pagos por bilhete estejam acima dos 90% do valor total, e mesmo assim se consiga esgotar a lotação desses lugares.
Só com os preços dos bilhetes acima desta % é que conseguimos amortizar os custos de expansão rapidamente, por norma no espaço de 1 época (11 jogos em casa).
2.º - Como valor de referência máxima para aumento, utilizo ainda os adeptos com bilhetes anuais, que julgo nunca deverão ser superiores a 20% da capacidade total do pavilhão.
Por exemplo uma equipa com 1.400 adeptos com bilhetes anuais, deveria ter no máximo 7.000 lugares com os preços dos bilhetes acima dos 90% em todos os lugares.
Esta teoria ainda não consegui comprovar, porque não possuo dados objectivos de outras equipas e divisões.
3.º - Tudo isto estará dependente dos resultados desportivos, que sendo positivos trazem mais espectadores aos pavilhões, da progressão na Taça, das disputas dos playoffs e das eventuais promoções, para além obviamente do relações públicas que tivermos (se possível com especialidade), quanto melhor o nível melhores serão os resultados.
Espero ter ajudado com estas linhas de orientação.