BuzzerBeater Forums

BB Portugal > U21 - Debate

U21 - Debate (thread closed)

Set priority
Show messages by
This Post:
00
74958.336 in reply to 74958.334
Date: 3/1/2009 7:32:00 PM
Overall Posts Rated:
5252
Nunca esperei que esta questão conseguisse ser tão esclarecedora. Também como dizia o Mies Van der Rohe: "Deus está nos detalhes." Não no sentido religioso, mas no sentido de importância. Um bocado em experiência pessoal, acho apenas que estão as 3 um bocado idealizadas nalgumas posições, em relação às outras (a não ser que se treine o jogador com um treinador nível 6 ou 7, o que na IV é muito difícil como sabemos, já 5 é difícil com as alterações da época passada). Mas como as 3 acabam por estar no mesmo registo, creio que as respostas acabam por ser fieis umas às outras. Dá para perceber que capacidades valorizam e as que não consideram importantes. Muito boas questões.

EDIT: LOL! Só agora, é que reparei que o Damena já tinha dado a sua opinião e deixado um bocado esta ideia. Será que o Manu Chao vai entrar pela minha porta a cantar o 'Out of Time Man'? LOLOL... Era seria giro. Desculpa Damena.

Last edited by the L train at 3/1/2009 8:00:57 PM

From: AfonsoP

This Post:
00
74958.337 in reply to 74958.335
Date: 3/1/2009 7:44:21 PM
Overall Posts Rated:
5252
Boas questões. Estão ambas relacionadas, portanto vou tentar dar uma resposta global.

Quanto se trata de tácticas ofensivas e defensivas cujo foco não coincide, acho que fulcral importância que seja colocado em campo um extremo equilibrado, um extremo de raiz, não um BL ou EP adaptado (dependendo da táctica). E porquê?

Primeiro, por razões de ordem defensiva. Defender 2-3, como neste caso, não significa acertar no foco ofensivo adversário. Arriscar numa defesa que não individual pode colocar-nos sempre deslocados defensivamente, e, numa situação como essas, é necessário haver alguma cobertura defensiva por parte do outro sector (neste caso em concreto, do backcourt). Nesta situação de deslocamento defensivo, um Extremo como o que coloquei daria,, logo à partida, mais garantias defensivas.

Segundo, porque, ainda que, pessoalmente, considere a defesa o aspecto mais importante de um jogo, o ataque é também importante, e nesse sentido, um jogador de apenas impressionante de lançamento, com o resto das categorias exteriores pouco desenvolvidas, é um jogador ofensivamente fraco, e de fácil defesa. E aí, ainda que ganhando no aspecto defensivo, a equipa ressentir-se-ia desta escolha.

Quanto ao treino, e tentando responder à tua questão, acho que ter um extremo que não um extremo adaptado com uma baixa altura é um erro tremendo. Não conheço bem o Botelho, mas temos o exemplo do Chicote que é um extremo de raiz, com uma excelente característica de lançamento (extraordinário), penetração (admirável) e defesa exterior (forte), mas que conjuga isso com excelentes características interiores, sendo um jogador que garante boas performances num Corre e Chuta/2-3.

From: Coach J

This Post:
00
74958.338 in reply to 74958.335
Date: 3/1/2009 8:07:43 PM
Overall Posts Rated:
00
Esse jogador iria beneficiar mais a nossa defesa interior enfraquecendo um pouco o nosso ataque exterior. era uma questão a considerar tendo em conta o adversário, mas pessoalmente preferia o extremo que disse no meu post anterior...

No caso de um jogador com mais de 2m, para o treinar a extremo, ao treinar as características interiores iria também aumentar o lançamento. ai seria menos prejudicial treinar a defesa interior...Mas um extremo com mais capacidade de jogo exterior poderá ser também muito útil e por isso vale sempre a pena treinar um pouco defesa interior. No entanto um extremo nunca deverá ser muito baixo na minha opinião, e assim o treino nunca sairia muito prejudicado...

This Post:
00
74958.339 in reply to 74958.335
Date: 3/1/2009 8:20:17 PM
Overall Posts Rated:
344344
Continuemos pois então, julgo que as respostas se misturam tal como as perguntas.

Como todos sabemos, o extremo é a posição mais complicada de todo o jogo. O equilíbrio necessário torna o treino mais moroso o que explica as constantes adaptações efectuadas pela maioria das selecções devido à escassez de opções válidas.

Devo também dizer que o motor de jogo do BB é exclusivamente um simulador de 1x1 por posições, não existe um conceito chave do jogo de basquetebol que é a ajuda. Portanto ao "esquecermos" a defesa exterior dos bases não estamos a hipotecar nada porque a premissa da minha análise é que o adversário tem bases mais fracos e por isso é que vai jogar para dentro. Na temporada 9 já iremos começar a ver alguma coisa, principalmente ao nível dos desarmes, mas isso será outra conversa.

Dito isto, o que interessa é sempre adivinhar quem estará do outro lado em dada posição e quais as vantagens\desvantagens do emparelhamento. O jogador que propões garante-nos á partida que irá secar o adversário no back court. Em termos ofensivos poderá ainda desequilibrar, apesar do 9-6 não ser famoso, se a defesa exterior do jogador adversário seja realmente fraca (o que pode ser bem verdade se ele jogar com um poste como, por exemplo, fizeram os alemães em algumas situações).

Portanto a opção por ti dada considero válida na circunstância acima referida.

O extremo equilibrado, essa ave rara, é uma pedra mais importante quando tencionamos defender individualmente e de forma equilibrada. É uma opção de segurança importante quando temos pela frente alguém com opções nos dois tipos de jogo e não queremos ser surpreendidos.

Em relação ao treino interior, no caso dos jogadores mais baixos, ele não será tão lento quanto isso para um jogador que ronde os 2 metros. Existindo o compromisso do treinador em treinar 1 posição quando se trata de ambas as defesas, o deficit de uma época nunca atinge mais do que 1 nível, o que é aceitável para quem tem um plano de treino de 4 épocas. Mais, o BB privilegia as subidas nos jogadores equilibrados, sendo este o jogador equilibrado por excelência.

Qualquer dúvida, questiona.


From: PMCA13
This Post:
00
74958.340 in reply to 74958.327
Date: 3/1/2009 8:38:29 PM
Overall Posts Rated:
00
Numa situação dessas, irias dar apo adversário a tendencia de atirar da zona exterior, que teria de ser mais fraca que o jogo interior, que por lógica iria ser utilizado pelo adversário. Quanto ao corre e chuta, seria credível caso na equipa seleccionada houvesse bons lançadores quer a BP e a BL e claro que o EX seria também uma peça a ter em conta no lançamento.

Sendo assim, julgo que o ideal seria este:

BP:
Lançamento: sensacional Dist. de Lanç: admirável
Def. Exterior: admirável (em sub-21 é raro haver melhor que isto) Drible: admiravel
Penetração: forte Passe: admiravel
Lanç. Interior: desajeitado Def. Interior: comum
Ressalto: comum/respeitável Desarme Lanç.:tenebroso
Lance Livre: comum

BL:
Lançamento: extraordinario Dist. de Lanç.: excepcional
Def. Exterior: excepcional Drible: forte
Penetração: impressionantel Passe: impressionante
Lanç. Interior: desajeitado Def. Interior: comum
Ressalto: respeitável Desarme Lanç.: horrivel
Lance Livre: comum


EXT:
Lançamento: admirável Dist. de Lanç.: impressionante
Def. Exterior: respeitavel Drible: respeitavel
Penetração:admirável Passe: comum
Lanç. Interior: mediocre Def. Interior: admirável/excepcional
Ressalto: impressioante Desarme Lanç.: medíocre
Lance Livre: comum/medíocre


EP:
Lançamento: forte Dist. de Lanç.: respeitável
Def. Exterior: horrivel Drible: mediocre
Penetração: respeitavel Passe: medíocre
Lanç. Interior: admirável Def. Interior: sensacional
Ressalto: excepcional Desarme Lanç.: comum
Lance Livre: mediocre

P:
Lançamento: mediocre Dist. de Lanç.: medíocre
Def. Exterior: tenebroso Drible: medíocre
Penetração: desajeitado Passe: medíocre
Lanç. Interior: admiravel/impressioante Def. Interior:sensacional
Ressalto: sensacional Desarme Lanç.:comum/respeitável
Lance Livre: mediocre

como já foi dito, numa situação destas há sempre tendência a aumentar mas dada a situação proposta eu apostava numa formação assim.

From: Coach J

This Post:
00
74958.341 in reply to 74958.335
Date: 3/1/2009 8:38:57 PM
Overall Posts Rated:
00
Em Bola para dentro e defesa 3-2 a equipa seria:

BP:
Lançamento: forte Dist. de Lanç.: forte
Def. Exterior: sensacional Drible: excepcional
Penetração:impressionante Passe: sensacional
Lanç. Interior: respeitável Def. Interior: tenebroso
Ressalto: respeitavel Desarme Lanç.: horrivel
Resistência: respeitavel Lance Livre: mediocre


BL:
Lançamento: admiravel Dist. de Lanç.: impressionante
Def. Exterior: sensacional Drible: forte
Penetração: admirável Passe: impressionante
Lanç. Interior: respeitavel Def. Interior: mediocre
Ressalto: respeitavel Desarme Lanç.: tenebroso
Resistência: respeitavel Lance Livre: mediocre

EXT:
Lançamento: respeitavel Dist. de Lanç.: mediocre
Def. Exterior:forte Drible: comum
Penetração:comum Passe: comum
Lanç. Interior:sensacional Def. Interior:excepcional
Ressalto:admirável Desarme Lanç.:mediocre
Resistência:respeitavel Lance Livre:mediocre

EP:
Lançamento: comum Dist. de Lanç.: comum
Def. Exterior: mediocre Drible: medíocre
Penetração: tenebroso Passe: medíocre
Lanç. Interior: extraordinário Def. Interior: excepcional
Ressalto: extraordinario Desarme Lanç.:forte
Resistência:respeitavel Lance Livre:mediocre

P:
Lançamento: desajeitado Dist. de Lanç.: comum
Def. Exterior: horrível Drible: medíocre
Penetração: tenebroso Passe: medíocre
Lanç. Interior: extraordinário Def. Interior: excepcional
Ressalto: fantástico Desarme Lanç.: impressionantel
Resistência: respeitavel Lance Livre:mediocre

Escolhi um base com altos níveis de defesa exterior e passe porque iríamos defender em 3 2 e para assistir os postes pois iríamos em bola para dentro. Um base lançador que soubesse atacar razoavelmente por dentro e com muita defesa exterior, também com um bom nível de passe e drible para não prejudicar o ritmo ofensivo, muito importante em bola para dentro. Ambos os bases com o ressalto bastante razoável pois em 3-2 essa característica não é favorecida como é em 2-3.
O extremo seria quase um EP mas com mais defesa exterior e com menos ressalto, que ainda assim é um nivel bastante aceitável para a posição de extremo.
Ambos os postes terão de ser de grande nível tanto a atacar como a ressaltar e com uma defesa interior também ao nível da posição em questão.

From: PMCA13

This Post:
00
74958.342 in reply to 74958.335
Date: 3/1/2009 8:46:35 PM
Overall Posts Rated:
00
Já agora podem também começar com o Bola para dentro e defesa 3-2


Damena, estás a pedir-nos para que façamos o mesmo "esquema" para essas novas tácticas?

From: PMCA13

This Post:
00
74958.344 in reply to 74958.343
Date: 3/1/2009 9:53:07 PM
Overall Posts Rated:
00
Ao invés da defesa 2-3 e ataque corre e chuta, as tácticas pedidas priveligiam (no caso da defesa 3-2) o jogo interior do adversário que teria de ser mais fraco, obviamente, que o jogo exterior. No caso da opção ofensiva ser "bola pra dentro" , o lógico seria ter bons EX, EP e P. Quando digo bons, falo no sentido de Lançamento e Defesa Interior, este último no caso dos EP e P, pois o EX teria de ter o mesmo valor mas na Defesa Exterior, já que na zona 3-2 iria assumir um papel dessa natureza. Falando ainda dos EP e P, a altura também seria um ponto a ter conta, pois a elevada estatura faria com com que na defesa tudo ficasse um pouco mais definido dado o tipo de defesa proposto.
Em relação ao BP, o passe e a defesa exterior seriam os elementos a ter em principal destaque, pois com a opção "bola pra dentro" seria bastante importante ter um base com um bom passe, pois o seu lançamento não seria tão útil, como acontece no corre e chuta. No BL, optaria por ter, igualmente, um jogador com melhor passe e defesa exterior, acrescentando o atributo da penetração, pois seria extremamente útil e benéfico num tipo de jogo ofensivo Interior.
Assim sendo:

BP:
Lançamento: respeitável Dist. de Lanç.: respeitável
Def. Exterior:excepcional Drible: excepcional
Penetração:forte Passe: excepcional
Lanç. Interior: respeitável Def. Interior: horrível
Ressalto: comum Desarme Lanç.: horrivel
Lance Livre: mediocre


BL:
Lançamento: impressionante Dist. de Lanç.: impressionante
Def. Exterior:excepcional Drible: impressionante
Penetração: admirável/excepcional Passe: impressionante/admirável
Lanç. Interior: respeitavel Def. Interior: mediocre
Ressalto: respeitavel Desarme Lanç.: horrível
Lance Livre: mediocre

EXT:
Lançamento: forte Dist. de Lanç.: respeitável
Def. Exterior:forte (caso fosse possível, impressionante) Drible: comum
Penetração:respeitável Passe: comum
Lanç. Interior:sensacional Def. Interior:impressionante/forte
Ressalto:admirável Desarme Lanç.:desajeitado
Lance Livre: mediocre

EP:
Lançamento: comum Dist. de Lanç.: comum
Def. Exterior: mediocre Drible: medíocre
Penetração: tenebroso Passe: medíocre
Lanç. Interior: excepcional Def. Interior: excepcional
Ressalto: sensacional Desarme Lanç.:respeitável
Lance Livre: mediocre

P:
Lançamento: medíocre Dist. de Lanç.: respeitável
Def. Exterior: ridículo Drible: medíocre
Penetração: desajeitado Passe: medíocre
Lanç. Interior: excepcional Def. Interior: excepcional
Ressalto: sensacional Desarme Lanç.: forte
Lance Livre: mediocre

This Post:
00
74958.345 in reply to 74958.335
Date: 3/2/2009 8:48:54 AM
Overall Posts Rated:
344344

Já agora podem também começar com o Bola para dentro e defesa 3-2


Boa tarde.

Vamos ter em conta questões que usamos nas opções anteriores. Ou seja, desta vez vamos assumir que o adversário é mais forte no exterior e mais fracote no interior.

Os nossos bases serão idealmente bons defensores, bons passadores e não tão fortes lançadores. O nível da defesa exterior fica pelo excepcional porque infelizmente nós portugueses descuidamos esta questão durante muito tempo. Rezamos para que seja suficiente para travar as estrelas adversárias.

Podem vir a marcar pontos e a angariar ressaltos, se tivermos vantagem interior no confronto com os bases adversários portanto privilegiamos jogadores com lançamento interior e ressalto.

BP:
Lançamento: admirável Dist. de Lanç.: forte
Def. Exterior: excepcional Drible: excepcional
Penetração: impressionante Passe: sensacional
Lanç. Interior: respeitável Def. Interior: tenebroso
Ressalto: respeitável Desarme Lanç.: horrível


BL:
Lançamento: excepcional Dist. de Lanç.: impressionante
Def. Exterior: excepcional Drible: impressionante
Penetração: admirável Passe: impressionante
Lanç. Interior: respeitável Def. Interior: medíocre
Ressalto: respeitável Desarme Lanç.: tenebroso

O nosso extremo vai ser um EP adaptado. Até poderia ser o EP proposto pelo Damena nas opções anteriores. Com este jogador podemos garantir um desequilíbrio ofensivo, já que o nosso jogador é muito forte em bola para dentro.
Claro está que é bem mais fraco quando se trata de defender um extremo poderoso a jogar fora. Mas vamos assumir que os caramelos jogam corre e chuta porque têm bons bases e a nossa 3-2 disfarça um pouco este nosso extremo adaptado.

Para além disso, em bola para dentro há mais faltas e o nosso extremo poderoso vai ganhar uma porrada de ressaltos ofensivos, vai sacar mais faltas e colocar problemas ao pistoleiro adversário. Tal como no caso anterior, são opções que dependem do estudo do adversário.

Extremo:
Lançamento: impressionante Dist. de Lanç.: respeitável
Def. Exterior: forte Drible: medíocre
Penetração: forte Passe: medíocre
Lanç. Interior: excepcional Def. Interior: excepcional
Ressalto: excepcional Desarme Lanç.: forte

O nosso extremo-poste poderá ser um poste adaptado. Procuramos jogadores fortes no lançamento interior. Em termos defensivos queremos alguém que seja forte no ressalto e na defesa interior. O ressalto poderá também ser preponderante para os segundos lançamentos.

EP:
Lançamento: comum Dist. de Lanç.: tenebroso
Def. Exterior: medíocre Drible: medíocre
Penetração: tenebroso Passe: comum
Lanç. Interior: extraordinário Def. Interior: sensacional
Ressalto: sensacional Desarme Lanç.:forte


Poste:
Lançamento: desajeitado Dist. de Lanç.: comum
Def. Exterior: horrível Drible: medíocre
Penetração: tenebroso Passe: medíocre
Lanç. Interior: extraordinário Def. Interior: sensacional
Ressalto: extraordinário Desarme Lanç.: impressionante

Vou ter um dia um pouco complicado mas voltarei logo à noite para responder a qualquer questão adicional que me coloquem.

Advertisement