Xavelhas team milita na divisão III.14. O seu treinador, teacher, comanda o BL Ideraldo Diesel, um dos integrantes da Selecção Sub21, que procura fazer história no Europeu holandês. Aqui fica o seu testemunho.
1. No começo da época 5 quando Ideraldo Diesel entrou na tua equipa, via draft. Já treinavas bases ou o aparecimento deste jogador levou-te a alterar o foco do treino?Sim, já treinava bases lançadores, comecei com o Canhoto e com o Faria, mas, nenhum deles conseguiu atingir níveis de selecção. Porém, com o treino que levaram deram uns óptimos Extremos para a minha equipa.
...
4. Tem sido difícil a gestão deste processo de desenvolvimento de um jogador internacional?Nada difícil, felizmente temos e tivemos óptimos treinadores de selecções e todas as semanas eu mandava uma mensagem com a evolução do jogador e obtinha a resposta do que achavam que deveria ser o treino dele na semana seguinte. Tem sido um trabalho de equipa constante que já está a dar frutos mas que irá dar muitos mais.
5. Pensas que a médio prazo o Diesel chegará à selecção AA de forma consistente, destronando jogadores como o "eterno" Alvim?Tal como já mencionei o meu sonho era que isso viesse a acontecer. No final da primeira época do Diesel eu pus uma mensagem no fórum com as características do Diesel (numa altura em que estava a desmotivar com o treino) e o treinador do Alvim disse que ele era muito jeitoso e que o seu jogador naquela altura não era tão bom como o Diesel. Como podem imaginar fiquei todo orgulhoso e motivado. Aconselho que os treinadores dos monstros da nossa AA incentivem os nossos treinadores mais inexperientes o que já acontece com alguns treinadores.
...
8. Que mensagem deixas aqueles que têm relutância em dedicar-se ao treino de um jovem jogador nacional, de forma a que atinja uma das nossas Selecções?A pouco e pouco eu já fui deixando mensagens em toda a minha entrevista. Mas, uma das mais importantes é a não desmotivação por parte dos jovens treinadores com a evolução dos seus atletas, no fim da segunda época de treinos o jogador já não é o mesmo e o contributo para a equipa é totalmente diferente. Todas as semanas são importantes para a evolução dos futuros internacionais portugueses e quanto mais cedo decidirmos a posição que queremos treinar melhor. Eu ainda andei uma época a treinar postes com um treinador nível 3 (dos antigos) e quando me saiu o Diesel e o Pedrosa decidi passar para um nível 10 e todas as semanas tinha uma surpresa.
Um bom final de época para todos...
Como habitual, a entrevista completa está aqui;
http://bbportugal.comuf.com/1_24_teacher.htmlObrigado ao teacher pela pronta colaboração e disponibilidade demonstrada.
Last edited by Ziad Mbouh at 5/2/2009 3:04:21 PM