BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Lista Transferências (Estimativa de valor)

Lista Transferências (Estimativa de valor)

Set priority
Show messages by
This Post:
00
123698.1
Date: 12/17/2009 21:07:39
Overall Posts Rated:
99
Boas,
Venho expor aqui uma dúvida que tenho há bastante tempo, e que diz respeito ao valor estimativo que aparece nas fichas dos nossos jogadores, o qual nem sempre parece ser lógico ou até razoável, mas que até agora tem sido sempre em prejuízo da minha equipa.

Dando exemplos, que facilitam a compreensão da minha dúvida, e sem querer fazer qualquer tipo de publicidade a jogadores que se encontram à venda (até porque duvido que alguém pague aquele valor):

Jogador 1
Idade - 29
Altura - 1,90
Potencial - Super-Estrela
1 - Excepcional
3 - Respeitáveis
2 - Comuns
Somatório de todas as skills (excepto experiência) - 66
Valor estimativo - 900.000 a 1.700.000 !!!

Jogador 2 (meu jogador)
Idade - 26
Altura - 1,93
Potencial - Super-Estrela
1 - Excepcional
1 - Admirável
6 - Fortes
3 - Medíocres
Somatório de todas as skills (excepto experiência) - 86
Valor estimativo - 500.000 a 600.000 !!!

Quando vejo estes valores, penso que algo de muito errado se passa, ou então alguém que me consiga mostrar onde é que eu consigo ir comprar 1 jogador idêntico ao meu por aquele valor, porque os que eu encontro à venda saem todos para cima dos 2.000.000.

Agradeço desde já as vossas opiniões/comentários.


Last edited by Mod-MadRaven at 12/17/2009 21:17:35

This Post:
00
123698.2 in reply to 123698.1
Date: 12/17/2009 21:16:41
Overall Posts Rated:
7777
O valor estimativo, como o nome indica é só uma estimativa e por vezes não é fiável por transferências irregulares que se efectuam que alteram por completo os valores da estimativa e só por aí já podes ter uma ideia que nem sempre o valor estimativo é de fiar.

Quanto à multa que recebeste não podes discutir esse assunto aqui, daí eu ter alterado o teu post para não o ter de apagar e assim receberes mais opiniões/comentários.

Last edited by Mod-MadRaven at 12/17/2009 21:18:15

This Post:
00
123698.3 in reply to 123698.2
Date: 12/17/2009 22:01:48
Overall Posts Rated:
99
Ok agradeço a tua opinião e a rectificação efectuada, mas a multa serviu só de exemplo para o que pode acontecer.

Mas a minha maior preocupação nem é o valor exagerado do 1.º exemplo, mas sim o fraco valor estimativo que por norma é atribuído aos meus jogadores, o qual anda sempre muito abaixo dos reais valores de mercado.

Pelo que tenho verificado, e tenho acompanhado o mercado de transferências quase diariamente, "quase" se poderia estabelecer uma relação directa entre o valor de vencimento do jogador e o seu valor de mercado, isto é um jogador com vencimento na ordem dos 12.000€ poderá ir até aos 1,2M/1,3M.

Também posso confirmar que os jogadores mais equilibrados (como o meu jogador) por norma têm valores de mercado inferiores aos jogadores mono-skills, mas no caso do 1.º exemplo nem se pode considerar mono-skills porque aí teria que ter ou as exteriores ou as interiores desequilibradas, mas neste caso só tem 1 skill acima do aceitável e podemos encontrar no mercado jogadores rookies de 18/19 anos com melhores skills e mais equilibradas.

No meu caso, tenho uma fórmula feita por mim em Excell, que me dá um rating aproximado do jogador e o seu valor de mercado (para mim), e posso-te dizer por exemplo que o meu jogador com valor estimativo de +/- 650.000€, vale para mim acima dos 1.875.000€ e só poderia considerar a sua venda por valores acima disto, porque como disse anteriormente se for ao mercado procurar também não os consigo encontrar mais baratos.

This Post:
00
123698.4 in reply to 123698.3
Date: 12/18/2009 03:59:18
Overall Posts Rated:
7777
Mas tens de ver que o valor estimativo só usa uma skill (normalmente a mais alta), a idade e o potencial como base de comparação, daí veres os monoskills tão caros, mas aí depois depende de cada user em verificar se o jogador vale ou não o valor que nos diz o valor estimativo.

Porque por exemplo um jogador treinado, com 20 anos e equilibrado e a melhor skill ser em lançamento por exemplo excepcional e um jogador com o mesmo potencial e idade e que foi treinado por uma equipa inactiva, que treinou só lançamento e ter lançamento excepcional, o valor estimativo vai dizer que estes jogares valem entre o mesmo valor, daí que o valor estimativo não é tão fiável, se compara-se umas 3 ou 4 skills em vez de uma, seria mais aproximado e mais correcto, mas até mudarem este aspecto vamos ter de nos fiar pelo valor estimativo e a nossa experiência para comprar/vender jogadores pelo preço correcto.

Last edited by Mod-MadRaven at 12/18/2009 08:31:14

This Post:
00
123698.5 in reply to 123698.4
Date: 12/18/2009 05:13:13
Overall Posts Rated:
33
O texto que dá a estimativa parece bastante explicito e diz quais as caracteristicas usadas para a estimativa de preço:

Estimativa do valor de transferência: Realizaram-se recentemente 141 transferências envolvendo jogadores de 27-28 anos, postes com defesa interior respeitável e qualquer de potencial. Destes, os jogadores com habilidades mais parecidas com as do Víctor De Granada foram vendidos entre $ 100 000 e $ 500 000.

No texto acima diz que, para o comparativo foi usada a Idade, Defesa Interior e Potencial apenas

This Post:
00
123698.6 in reply to 123698.5
Date: 12/18/2009 13:52:20
Overall Posts Rated:
55
Basta haver uma tentativa de passar dinheiro de uma conta para outra para o valor da estimativa ser completamente irreal.
Quando ha uma diferença abismal entre o valor minimo e o valor maximo da estimativa é melhor teres cuidado pois pode ser provavel que o valor minimo esteja mais proximo do valor real do jogador...

From: Araujo67

This Post:
00
123698.8 in reply to 123698.7
Date: 12/18/2009 18:00:43
Overall Posts Rated:
99
Agradeço os comentários de todos, mas acho que continuamos a fugir ao cerne da questão, ou seja, o que me preocupa é o facto de eu desenvolver 1 jogador equilibrado com todas as skills necessárias (principais e secundárias) a 1 nível aceitável, e o meu jogador ser valorizado muito abaixo de um jogador mono-skill.
A valorização (estimativa dada para transacções) devia ter em conta o total das skills do jogador, ou então, considerar pelo menos as core skills para a sua posição especifica.

Quando vou para o mercado é para tentar melhorar a minha equipa, ou seja procuro comprar jogadores novos para treinar, ou então jogadores mais velhos para posições que não vou treinar, logicamente mais desenvolvidos e com skills adequadas ás suas posições.

Não quero, nem vou considerar jogadores como o exemplo que citei no 1.º post, porque considero que por serem mono-skills e desequilibrados não me vão trazer nenhuma mais valia, muito pelo contrário estão-me a prejudicar com os seus altos salários, que não são proporcionais ao seu real valor (desportivo).

O que não acho aceitável, é que eu possa ser penalizado por treinar um jogador equilibrado, enquanto que outro jogador, que até pode ser de uma equipa inactiva que treinou a época toda Lançamento, logo desenvolvendo uma mono-skill mas não sendo equilibrado, tenha um valor de mercado potencialmente superior ao meu.

Esta penalização objectiva (como podem comprovar pelo post inicial), acaba por ir contra as linhas de orientação do jogo, que frequentemente são referidas como preferindo jogadores equilibrados e com boas skills principais e secundárias, que levam muito mais tempo a treinar e são muito mais efectivos em termos desportivos.

Vemos com frequência no mercado, e por vezes até jogadores retirados que são novamente introduzidos no jogo, com mono-skills absurdas (+16) e estimativas de valor correspondentes, mas com as restantes skills em valores absolutamente medianos, e que até são comprados por esses valores irreais, talvez por users novos ou que percebem pouco do jogo, e que desta forma são induzidos em erro.

This Post:
00
123698.9 in reply to 123698.8
Date: 12/18/2009 18:10:33
Overall Posts Rated:
5252
Araujo, independentemente da estimativa de valor de mercado que te é dada, são os utilizadores que escolhem se querem dar aquele dinheiro por jogador X, ou não, seja qual for a estimativa. Tu podes ser penalizado na estimativa (se é que é uma penalização, visto ela nao contar para grande coisa), mas o real valor de mercado será muito mais alto para um jogador equilibrado, como poderás constatar.

E depois, como podes ler no texto da estimativa, ela baseia-se, para além da idade e potencial, numa característica em especial apenas. Apenas alguém muito inexperiente comprará jogadores com base no que essa estimativa indica.

This Post:
00
123698.10 in reply to 123698.9
Date: 12/18/2009 18:54:20
Overall Posts Rated:
99
O grande problema é mesmo esse, se eu tentar vender o meu jogador pelo valor que considero justo (neste caso 3x superior ao valor estimativo), posteriormente irei ser penalizado por essa venda estar acima dos valores de mercado indicados para esse mesmo jogador.

Aí é que reside o contra-senso, 1 jogador mono-skill e desequilibrado pode ser vendido por aquele valor absurdo (como já vi serem vendidos na realidade) e não acontece nada porque estava dentro dos valores de mercado, mas se eu vender o meu pelo valor que considero justo, e que será sempre superior à estimativa de mercado, vou certamente ser penalizado mais tarde, e pesa negativamente nas tuas finanças, porque depois vais ser "multado" pela diferença entre o valor indicativo de mercado e o valor pelo qual vendeste o teu jogador.

Traduzindo em números:
Jogador 1 - Valor estimativo entre 900-1,7M (estranhamente de ontem para hoje baixou para 1M) - Valor pedido 850
Quer dizer que podes vender este jogador entre 900 e 1,7M e não recebes nenhuma "multa", quando para mim e utilizando a mesma fórmula com que valorizo os meus jogadores, não vale mais do que 450, lucro potencial entre 400 e 1,250.

Jogador 2 - Valor estimativo entre 500-600 - Valor justo a pedir 1,875
Quer dizer que se o vendesse pelo valor que considero justo, o potencial de prejuízo (multa) seria de 1,275, a retirar das minhas finanças, APÓS o jogador ter sido vendido.
Logo objectivamente tens 2 prejuízos, o financeiro porque não realizaste o capital que deverias, e o desportivo porque ficaste também sem o jogador, e pelo valor que te resta da venda não vais NUNCA conseguir arranjar um substituo no mercado ao mesmo nível.

This Post:
00
123698.11 in reply to 123698.10
Date: 12/18/2009 19:05:07
Overall Posts Rated:
5252
Ahhh, mas eu não percebi que havias sido multado por uma situação dessas. Assim sendo, o caso muda de figura. Não conheço o jogador em causa, e isso torna logo impossível o meu comentário à situação em causa. Compreendo a tua indignação por considerares o teu jogador mais valioso que isso que dizem que ele vale, mas podes sempre colocar por menos valor que, se ele realmente valer esse triplo que falas (que não duvido que valha), ele chegará lá por bid war ;)